A Escola Municipal Alloys João Mann, localizada no bairro Cancelli, está passando por melhorias significativas.
Uma grande obra de reforma, revitalização e readequação dos espaços está em andamento, com previsão de conclusão para novembro deste ano.
Mesmo com as obras em andamento, não será necessário adiar o retorno dos alunos às atividades letivas, e não haverá a necessidade de remanejamento para outros espaços fora do ambiente escolar.
Os alunos retomarão suas atividades na segunda-feira (5), e a direção da escola, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a construtora responsável pela obra, decidiram realizar o atendimento aos alunos no espaço atual, com todas as medidas de segurança necessárias para atender bem à comunidade escolar durante o período de obras.
Para garantir a continuidade das atividades, a obra foi dividida em duas etapas. Enquanto os trabalhos estiverem em andamento, os aproximadamente 290 alunos estudarão na ala antiga, onde contarão com salas de aula, sanitários, área administrativa e refeitório. Com a conclusão da primeira etapa, o canteiro de obras será transferido, juntamente com as crianças, que passarão a estudar na parte nova da escola até a conclusão do projeto.
Sobre a Obra
A Escola Alloys João Mann, que atende 290 crianças e foi construída em 1977, está passando por uma revitalização completa. O complexo de edificações da escola é composto por estruturas antigas, e as reformas e ampliações anteriores não atendiam satisfatoriamente à legislação atual, especialmente no que diz respeito à segurança das crianças e dos servidores.
Nesta obra, está sendo investido um total de R$ 4.749.775,82, com prazo de execução de 12 meses. De acordo com a Semed, as instalações atuais não atendem às normas do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e da Vigilância Sanitária, o que compromete a obtenção das licenças de funcionamento.
O projeto em execução prevê a adaptação do acesso e das áreas do pátio externo de acordo com as normas de acessibilidade universal em edificações públicas, além de adequações nas saídas de emergência, instalação de iluminação de emergência, sinalização, novos extintores e rede de hidrantes.
Também está prevista a ampliação da área de serviços, incluindo cozinha, despensa, lavanderia, depósito de materiais de limpeza, abrigo de resíduos, vestiário para servidores da cozinha, e acesso exclusivo para carga e descarga de insumos e merenda escolar, conforme exigências sanitárias.
As instalações sanitárias serão adaptadas, com substituição de revestimentos, instalação de nova rede de água e demolição dos lavatórios existentes. Além disso, haverá intervenção na rede elétrica, instalação de luminárias com proteção, e adequação para utilização de energia solar através de um sistema gerador fotovoltaico.
A escola contará com passarelas cobertas, parquinho amplo e pavimentado, reconstrução do muro externo e previsão de muros de arrimo nos trechos que necessitam de contenção de terra. O projeto também inclui a adequação da rede pluvial e sanitária, com o aterramento de antigas fossas e construção de caixa de gordura compatível com as necessidades da unidade, atendendo às exigências da Vigilância Sanitária e Sanepar.
Comentários
Postar um comentário