Consórcio Brasil Holding 21 S/A vence leilão para conservação de rodovias no Paraná
Na última sexta-feira (25), o Consórcio Brasil Holding 21 S/A sagrou-se vencedor do leilão para a conservação de 473 quilômetros de rodovias no Paraná. O leilão, realizado na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, marcou o primeiro lote de concessões do novo pedágio paranaense.
Uma das condições estabelecidas pelo edital de licitação foi um aporte financeiro de R$ 100 milhões, uma garantia essencial para viabilizar a operação dos trechos. O investimento é parte do modelo que busca garantir a qualidade das rodovias.
O lote 1, que foi arrematado pelo Consórcio Brasil Holding 21 S/A, abrange trajetos de rodovias tanto federais quanto estaduais. Os trechos federais incluem as BRs 277, 476, 373 e 376, enquanto as PRs 418, 423 e 427 fazem parte das estradas estaduais. As regiões próximas a Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais serão diretamente beneficiadas por essas melhorias.
O período de concessão é estabelecido em 30 anos, com projeção de investimentos que totalizam 7,9 bilhões de reais. O modelo de concessão adotado se baseia na menor tarifa do pedágio, o que significa que a empresa ou consórcio que oferecer o maior desconto aos usuários é declarado vencedor. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) analisou e respondeu a todas as propostas, rejeitando os pedidos de impugnação.
O Consórcio Brasil Holding 21 S/A competiu com o Consórcio Infraestrutura PR, apresentando a proposta vencedora. O Ministério dos Transportes estima que o processo de leilão das concessões das rodovias paranaenses seja concluído até 2025. A divisão em seis lotes, disponibilizados em parcelas para ofertas públicas, visa a garantir um processo eficiente e transparente. Os lotes 1 e 2 estão programados para leilão neste ano, enquanto os próximos dois lotes serão disponibilizados no próximo ano, e os últimos no subsequente.
O Consórcio Brasil Holding 21 S/A, vencedor do primeiro lote, conquistou o direito de conservar as estradas do antigo Anel de Integração com um desconto significativo de 18,25% sobre a tarifa básica do pedágio. A empresa terá a responsabilidade de assegurar a operação do trecho até o final do ano. Com essa concessão, espera-se um impulso para a infraestrutura rodoviária do Paraná, beneficiando tanto os usuários quanto a economia local.
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