Comandante do Exército visita áreas da Operação Ágata Fronteira Oeste II na faixa de fronteira do Paraná
O Comandante do Exército Brasileiro, acompanhado de uma comitiva de Oficiais do Comando Militar do Sul e do Comando Militar do Oeste, realizou uma visita à área da Operação Ágata Fronteira Oeste II, localizada no oeste do estado do Paraná.
No dia 2 de abril, a jornada teve início com a Formatura de Apronto Operacional no 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado, em Foz do Iguaçu. Durante seu discurso para a tropa, o Comandante do Exército relembrou sua experiência na região e as dificuldades enfrentadas com os meios militares, destacando o avanço atual em termos de equipamentos, como as modernas Viaturas Blindadas GUARANI, que possibilitam o cumprimento eficaz das missões.
Em seguida, a comitiva deslocou-se para Guaíra, onde visitou a Base Caronte e pôde acompanhar o trabalho conjunto realizado entre tropas da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada e a Polícia Federal. Por fim, visitaram as tropas responsáveis pelo posto de bloqueio e controle de estradas, localizado no Posto da Polícia Rodoviária Federal em Santa Teresinha de Itaipu.
O objetivo da visita foi verificar de perto o andamento das operações e o trabalho integrado do Exército com os Órgãos de Segurança Pública, que tem resultando em um número expressivo de apreensões de drogas, armas, produtos de contrabando e descaminho.Desde novembro de 2023, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, em coordenação com os Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização, deu início à Operação Ágata Fronteira Oeste II, intensificando as ações de patrulhamento e controle na faixa de fronteira oeste do Paraná e divisa com o estado de Mato Grosso do Sul.
A Operação, coordenada pelo Comando Militar do Oeste e executada pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, em cooperação com diversos órgãos de segurança e fiscalização, visa coibir os ilícitos transfronteiriços, contando com cerca de 800 militares diariamente envolvidos em ações preventivas e repressivas.
As apreensões realizadas durante a Operação já ultrapassaram o valor estimado de 240 milhões de reais, representando um significativo prejuízo ao crime organizado. A Operação Ágata Fronteira Oeste II reforça a presença do Estado na região de fronteira, contribuindo para a segurança e bem-estar da população, e colaborando para a redução de crimes e outros delitos.Assessoria de Comunicação Social 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada
Comentários
Postar um comentário