Acontecimentos em Águas de Janeiro/2024 - Litoral do Paraná
25/01/24 - 18h
Durante esta quinta-feira, os atendimentos relativos aos alagamentos causados pelas chuvas no litoral foram mínimos devido à redução das precipitações.
As equipes de resgate, incluindo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Municipal, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, DNIT, e autoridades locais, concentraram-se nas operações de resposta à comunidade afetada e na identificação de riscos associados a movimentações de terra em áreas de atenção na região.
O trecho da PR-412 conectando o Ferry boat à cidade de Guaratuba permanece interditado. As equipes continuam trabalhando no desmonte de uma área instável próxima à estrada que liga o balneário Prainha (Matinhos) à comunidade Cabaraquara. O tráfego continua fluindo em uma pista no sentido ferry boat e uma pista no sentido Matinhos.
A BR-277 foi parcialmente liberada no sentido Curitiba, mas as pistas com direção ao litoral permanecem fechadas, sendo avaliadas por uma equipe técnica do DNIT. Como medida preventiva, serão instaladas barreiras de contenção e um pluviômetro no Km 39 para garantir segurança e análise de riscos.
Os números de atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros nos municípios afetados por alagamentos desde segunda-feira (22) são os seguintes:
- Famílias removidas de áreas isoladas: 77 (Pontal do PR, Matinhos e Guaratuba)
- Pessoas afetadas: 218
- Pessoas desabrigadas: 60
- Outras ocorrências: 2 quedas de árvores (Matinhos e Guaratuba); 2 deslizamentos de terra em residências (Matinhos) e na PR-412 (Guaratuba), 1 desmoronamento estrutural de residência abandonada (Antonina).
Alertas:
❗️O Corpo de Bombeiros orienta que, em caso de chuvas fortes, a população deve antecipar a saída de áreas de risco para locais seguros.
❗️Os abrigos municipais permanecem ativos para receber os afetados.
❗️Realizar manutenção em telhados, corte de árvores e outros serviços de risco não são aconselháveis neste momento sem orientação e equipamentos especializados.
❗️A BR-277 poderá ser totalmente interditada novamente em caso de chuvas intensas.
🚨Em caso de emergência, ligue 193.
Comentários
Postar um comentário